terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carnaval - História e Cultura

Olás!


Vocês já escutaram a expressão "O ano só começa depois do carnaval"?  Pois é, de certa maneira a expressão reflete a realidade do Brasil, que passa o começo de ano para programando as comemorações do carnaval!  


Este ano farei uma séria de postagens sobre o tema carnaval, mas tentarei separar a decoração de acordo com as diversas maneiras que o carnaval é celebrado!  Para isso, nada mais importante que uma boa pesquisa sobre o tema, né? 


Como o blog também é cultura, segue algumas informações que achei sobre o carnaval no Brasil e no mundo!


História do Carnaval
carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. O carnaval era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações em busca incessante dos prazeres.


Na Roma antiga, o carnaval se prolongava por sete dias e era celebrado em todas as ruas, praças e casas.  Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas.  


Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.


Com o passar do tempo (aproximadamente em 590 d.C.) o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. O carnaval passou a ser um período de festas regido pelo ano lunar do cristianismo e realizado quarenta e três dias antes da sexta-feira santa, período conhecido como quaresma (período no qual não se pode ingerir carne).


A modificação imposta pela igreja católica em relação às comemorações de carnaval foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.  Assim, o período do carnaval passou a ser marcado pelo "adeus a carne" (em todos os sentidos) ou do latim "carna vale", dando origem ao nome carnaval! 


Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares espalhados pelo mundo, sendo que cada cidade brincava a seu modo, de acordo com os seus costumes. 


As fantasias passaram a integrar as tradições carnavalescas na época do Renascimento, quando o carnaval passou a incorporar grandes bailes de mascaras e carros alegóricos.  Interessante mencionar que as fantasias também foram introduzidas nas tradições do carnaval com um objetivo: camuflar as pessoas, que poderiam se esconder atrás das máscaras para a realização de atos condenados pela sociedade, que variavam desde a liberação sexual, até a pratica de crimes.  


O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX, sendo a cidade de Paris o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. 


CARNAVAL NO MUNDO
Atualmente, o carnaval brasileiro é considerado o mais famoso do mundo, atraindo a atenção de turistas do mundo todo. Entretanto, o carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas sim em boa parte do planeta.  


Seguem alguns exemplos:


Reino Unido:  No período do carnaval brasileiro, acontece, no Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar ‘pecados’), que é a comemoração do carnaval britânico.


Estados Unidos: Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval. O estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).




Alemanha: A celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes. A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.



Veneza: Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.


        

  
CARNAVAL NO BRASIL


O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).


A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval:

Rio de Janeiro: Conhecido internacionalmente, o carnaval carioca se tornou uma forte atração turística para o país, é o da cidade do Rio de Janeiro. Embalado pelo samba, o carnaval carioca possui duas grandes atrações: os desfiles de escola de samba e os blocos de rua.  

Escolas de Samba: O tradicional desfile das escoladas de samba acontece no Sambódromo e reúne 14 agremiações no chamado Grupo Especial. Nesses desfiles há enredos variados, que levam à população informações sobre história do Brasil, história geral, ecologia, futuro, amor, homenagens a personagens famosos, artistas de todos os gêneros, ciência e tecnologia, dentre vários outros.

Blocos e Bandas: A partir das duas semanas anteriores ao carnaval, as ruas do Rio de Janeiro, são tomadas por um grande número de blocos e bandas que carregam dezenas de milhares de foliões e fazem da cidade um grande baile popular sem cordas e aberto a quem quiser chegar.


Pernambuco: Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevoO carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. 



Olinda: O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes e os tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo contagiante do frevo.
Recife: No Recife o carnaval tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, no sábado pela manhã. 



Bahia: Na Bahia o carnaval é muito forte, com a tradição dos trios elétricos que se apresentam em Salvador, ao som do axéOs trios elétricos surgiram em 1950, através dos músicos Dodô e Osmar, que colocaram um som potente num Ford 29 bem velho, mas levando alegria pelas ruas da cidade, o que acabou se transformando em tradição local. 


Atualmente são dois circuitos principais em Salvador, por onde passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos. Em 2005 o carnaval de Salvador entrou para o “Guiness Book” como o maior carnaval de rua do mundo. 


São Paulo: O carnaval paulista é similar ao carnaval carioca. Acontece um grande desfile das escolas de samba da cidade. O desfile ocorre em uma passarela projetada por Oscar Niemeyer.




Bem, preciso falar que fiquei surpresa com algumas coisas que descobri na pesquisa sobre a história do carnaval!  Agora minhas pesquisas para decoração de festas de carnaval com certeza terão outro significado! heheh


Já falei: o blog também é cultura!


Bom carnaval!!! Muito confete e serpentina para todos!!! 


Beijocas, Bi


------------------------------------------------------------
Fontes:
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário