sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Parede de Sequin

Aproveitando o clima de carnaval, hoje vou falar de um projeto que as meninas do blog Oh Happy Day fizeram para decorar a festa de reveillon, mas que pode ser facilmente adaptada para o carnaval e qualquer outra festas de adulto:  o Sequin Backdrop!

(Já pesquisei em vários lugares, qual seria a melhor tradução para o sequin e o mais próximo parece ser a lantejoula. De qualquer maneira, como não tenho certeza por conta do tamanho (só conheço aquelas lantejoulas pequenas), continuarei usando o termo "sequin" ao longo do post, ok?)

Gostaram do efeito visual? O melhor é que é muito fácil de fazer!!!

Vamos ao passo a passo: 

Material Necessário:
- 600 sequins com 60mm de diâmetro;
- 6 placas de isopor (ou cortiça) grandes e finas;
- papel de presente (cores lisas) para cobrir o isopor;
- fita adesiva;
- 600 alfinetes curtos (um para cada sequin);
- régua e uma tira de cartolina reta para servir como guia.

Como montar:

Passo 1 - Prender as placas de isopor na parede.
Dica 1: utilizar uma fita que seja boa o suficiente para manter as placas presas na parede, mas que não arranque pedaço do parede no final da festa. 
Dica 2: comece prendendo as placas de baixo para cima (do chão para o teto) e deixe a primeira placa literalmente apoiada no chão ou no rodapé - assim as placas ganham um apoio e não sobrecarrega a fita crepe.

Passo 2 - Cobrir o isopor com o papel de presente.
Dica: não precisa se preocupar com o acabamento entre os papeis, pois ficará pouco visível depois que os sequins forem fixados. 

Passo 3 - Primeira fileira de sequin. Prenda cada sequin com um alfinete (de preferência no topo de cada sequin, para dar um certo movimento).
Dica: Comece na parte inferior da parede para testar a distância entre os sequins - quanto mais próximos, menor será o movimento entre eles (lembre-se que eles estão presos apenas com um alfinete). Se a ideia é deixar o papel de presente um pouco aparente, prenda com uma distância um pouco maior. 

Passo 4 - A partir da segunda fileira de sequin: prenda cada sequin com um alfinete, intercalando com os sequins da fileira inferior (o objetivo de cobrir o máximo possível da parede).
Dica: Crie uma guia com cartolina e fixe com uma distância fixa entre a fileira anterior. Com a guia de cartolina, basta fixar os sequins no espaço que sobrou entre a guia e a linha anterior - facilita a aplicação e ajuda a manter uma distância uniforme entre os sequins.  



É só isso!  Agora é só curtir a decoração e caprichar nas fotografias!!


Cores 

O pessoal do blog Oh Happy Day trabalhou com tons de dourado, pois a festa era de reveillon.  Se quisermos adaptar a ideia para uma decoração de carnaval, por exemplo, podemos trabalhar com sequins coloridos, criar contrastes entre as cores do papel de presente do fundo e dos sequins ou mesmo montar os sequins como se fossem mosaicos, cariando desenhos... 

O limite muda conforme sua imaginação, ousadia e criatividade!! hehe

Espero que tenham gostado!

Beijocas, Bi

---------------------
Créditos:
Oh Happy Day: http://ohhappyday.com/2011/12/sequin-photobooth-diy/

4 comentários:

  1. vc sabe onde tem para vender esses paetes??...

    ResponderExcluir
  2. LANTEJOULA PASTILHA METALIZADA https://www.lantecorloja.com.br/LANTEJOULAS3

    ResponderExcluir
  3. alguém sabe dizer onde encontro lantejoulas nesse tamanho

    ResponderExcluir