segunda-feira, 26 de março de 2012

Páscoa

Acabei de perceber que faltam duas semanas para a páscoa, os supermercados cheios de ovos e coelhinhos e ainda não postei nada sobre o assunto...  Que vergonha!!! heheh

Prometo que vou tirar o atraso! A partir de agora terá um intensivo de páscoa - várias ideias relacionadas ao tema páscoa, coelhinhos, ovos de páscoa, etc e tal...

Bem, como não pode deixar de ser, começarei pela História da Páscoa!!

A Páscoa, cujo termo significa 'passagem', é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais, sendo que o início dessa comemoração remonta muitos séculos atrás.   

Historiadores apontam como origem uma festa de passagem comemorada entre povos europeus há milhares de anos, principalmente na região do Mediterrâneo. Algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março, mais especificamente na primeira lua cheia da época das flores. 

Quando pesquisamos o significado religioso, para o cristianismo a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação. Entre os judeus, por sua vez, a páscoa marca o êxodo do Egito, por volta de 1250 a.C., marcada pela passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho.  Vale notar que tanto no significado judeu quanto no cristão, a páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova!


Coelhinho e Ovos de Páscoa

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à Páscoa, pois este animal representa a fertilidade (o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades). Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. 

Os ovos de Páscoa - sejam eles de chocolate, enfeites ou joias - também representam o mesmo contexto, ou seja, a fertilidade e a vida.   


A união do coelhinho da páscoa com os ovos de páscoa nasceu de uma tradição alemã, há muitos séculos. Pelo que se dizia às crianças, os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas - na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham que procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.



Acho que como história está bom, né?  Nos próximos posts publicarei ideias de decoração para a casa e para as festas, de brincadeiras para a criançada (o famoso Egg Hunt, que infelizmente não é tão tradicional aqui no Brasil) e, quem sabe, algumas receitinhas interessantes de páscoa.

Espero que vocês gostem!

Beijocas, Bi

---------------------
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário