Hoje é dia do Brigadeiro de Nutella!!
A receita de hoje une duas paixões: brigadeiro e Nutella! É uma combinação tão clássica e essencial, que não poderia faltar na lista dos criadores de brigadeiros gourmet.
Sempre gostei da mistura de chocolate com avelã (acho que é o sangue italiano) e não esqueço do meu primeiro contato com a Nutella, eu tinha uns 10 anos e minha mãe trouxe de uma viagem para a Itália.
Sem querer fazer propaganda deste invento delicioso e altamente calórico, vou contar um pouquinho deste delicioso creme à base de avelãs, cacau e leite.
Origem da Nutella
A Nutella foi criada em 1940 na Itália por Pietro Ferrero, e foi chamada de "pasta de gianduia". O principal ingrediente da Nutella é a avelã, produto típico de Langhe, localizado em Piemonte, onde o criador da Nutella e sua família viviam.
Por volta de 1951, Ferrero passou a comercializar sua pasta de gianduia, lançando ao mercado com o nome de "Supercrema". Em 1963, Ferrero decidiu popularizar o Supercrema e, com a intenção de entrar no mercado europeu, modificou sua embalagem e alterou o nome para "Nutella" (referência a palavra 'Nut', em inglês).
O produto fez sucesso e atualmente está disponível em mais de 75 países (no Brasil desde 2005). Estima-se que a produção anual de Nutella chegue a 179.000 toneladas.
A Nutella é um produto essencial na cozinha das doceiras de plantão, uma vez que pode ser utilizada para a preparação de diversos doces. Eu preciso esconder a Nutella em casa, pois se deixar, meu filho come o pote inteiro!!!
Assumo que ainda não testei a receita do brigadeiro de Nutella, mas parece ser bem simples. Vamos lá:
Receita do Brigadeiro de Nutella
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- 50 ml de leite;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de Nutella; e
- 1 xícara de chá de avelãs trituradas.
Modo de Preparo:
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a Nutella e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo.
Retire do fogo e salpique 1 colher de sopa de avelãs trituradas sobre a mistura.
Transfira a massa para um prato fundo untado com manteiga, espalhe bem e deixe esfriar.
Com as mãos untadas, enrole bolinhas da massa e passe-as sobre a avelã triturada para confeitar.
Parece simples, não?
Ah, não preciso nem falar que dá para utilizar a receita como brigadeiro de potinho, recheio de bolo, cobertura de cupcake, etc, etc, etc...
Beijocas, Bi
Nenhum comentário:
Postar um comentário