Apesar de não existir tradição no Brasil, hoje já conseguimos encontrar diversas festas de Halloween espalhadas pelo país! Querendo ou não, é mais uma desculpa para festejar!!!
Este ano combinei com as mães de amiguinhos do meu filhote e faremos uma festa de Halloween para eles – aproveitar a oportunidade para eles se encontrarem fora da escola. Então vocês já sabe, passarei o mês praticamente inteiro focada em tudo relacionado ao Halloween!
Nada como começar com a história, significados e origens de tal festividade, né?? Então segue algumas informações interessantes que achei na internet:
Origem
Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
O gato preto é o símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Alguns significados simbólicos
Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
Moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
Cores
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
Halloween pelo mundo
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha: Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
Irlanda: A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
Tailândia: Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.
Bem, contada a história, agora restam os preparativos para a festa!!!! hehe
Beijocas, Bi
----------------------------
Fontes de Referência:
1) Rainer Souza, - http://www.brasilescola.com/halloween/historia-halloween.htm
2) Lilian Russo - http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
3) Guia dos curiosos http://www.guiadoscuriosos.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário