Sabemos que o brigadeiro é item essencial em aniversários infantis, seja com a tradicional bolinha coberta com granulado, ou em versões mais modera: como o brigadeiro de colher e o tubinho que parece pasta de dente.
Presente em todos os aniversários de criança, o brigadeiro deixou as festas infantis e invadiu as festas adultas com suas versões gourmet, que podem levar uísque, limão-siciliano, vinho do porto, entre muitas outras opções.
Como os brigadeiros do meu aniversário fizeram muito sucesso, resolvi aprimorar a técnica e pesquisei receitas de brigadeiros gourmet - achei várias!!!
Vou publicar todas as receitas aqui no blog - testadas ou não. Tá certo que sou péssima na cozinha, mas como estou rodeada de pessoas que dominam a arte, minha ideia é gritar por ajuda para os testes! Ou seja, se alguém quiser testar as receitas e mandar comentários, será muito bem vindo!!!
A história do brigadeiro
Na faculdade aprendi que não podemos escrever um artigo ou parecer, sem começar com a definição o história do assunto que vamos falar. Então, como não consigo deixar os vícios de advogada longe, pesquisei a história do brigadeiro e resolvi compartilhar o que encontrei...
Tradicionalmente feito com leite condensado, manteiga e chocolate, estima-se que o docinho tenha sido inventado em São Paulo na década de 20 ou 30, já que as fábricas de leite condensado e chocolate em pó estavam instaladas em SP.
O doce foi inicialmente chamado de negrinho, como é conhecido até hoje em algumas partes do Brasil, mas se popularizou com o nome de brigadeiro.
A sabedoria popular conta que ele foi batizado de brigadeiro durante a campanha eleitoral de 1945, quando o Brigadeiro Eduardo Gomes disputou com Eurico Gaspar Dutra a presidência da República.
O Brigadeiro Gomes tinha o slogan: "Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro", ganhando o coração das moças na época. Suas admiradoras preparavam os docinhos em casa e trocavam por doações para sua campanha eleitoral.
Hoje, sabemos que o brigadeiro é item essencial e indispensável para a comemoração de aniversários. Presente em todos os aniversários de criança, o brigadeiro deixou as festas infantis e invadiu as festas adultas em suas versões gourmet, que podem levar uísque, limão-siciliano e vinho do porto, entre muitas outras opções.Apesar do apoio que as moçoilas da época deram ao brigadeiro Gomes, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra. O docinho, entretanto, ficou amplamente conhecido e acabou batizado com o nome de "brigadeiro".
Receita do Brigadeiro Tradicional
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó; e
- chocolate granulado (para decorar).
Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela. Coloque no fogo e mexa até que o brigadeiro desgrude do fundo da panela.
Transfira para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar. Quando esfriar, unte as mãos com manteiga e faça pequenas bolinhas.
Cubra as bolinhas com chocolate granulado.
PS: Já procurei muito, mas até hoje não encontrei o granulado em quadradinhos para comprar - se alguém souber onde vende, por favor compartilhe a informação!!! hehe
Bem, por hoje é isso! Nos próximos dias, publicarei as receitas de brigadeiros gourmet! Se alguém tiver outras receitas, me falem!!
Beijocas, Bi
Oi amiga, granulado quadradinho é importado, achei no mercado livre, com o nome, marca, vc deve achar em outros fornecedores.
ResponderExcluir